quinta-feira, 5 de maio de 2011

Esporte ou Negócio: Times Têm Torcedores ou Clientes?

Adoro baseball. Embora não seja um esporte muito conhecido no Brasil, acabei descobrindo que ele pode nos ensinar muitas coisas sobre estratégia, paciência, autodomínio, trabalho de equipe.

No último dia 4 de maio de 2011, os proprietários do Boston Red Sox, um dos mais importantes times de baseball dos Estados Unidos, mostraram que esse esporte também pode ensinar muito sobre negócios, incluindo senso de humildade e oportunidade, liderança e visão de marketing. Tudo isso graças à forte chuva que interrompeu o jogo de sua equipe contra o Los Angeles Angels, em seu estádio centenário, o Fenway Park, na cidade de Boston.

O jogo transcorria normalmente, quando começou a chover. Com a força da chuva, o jogo foi interrompido, o campo coberto por uma lona especial e o número de torcedores se reduziu dos 37 mil que assistiam ao jogo antes da chuva, para menos de 1000. A noite parecia perdida, já que o Red Sox estava perdendo o jogo. Entretanto, aqueles torcedores fiéis ainda acreditavam que o seu time poderia virar o jogo após a chuva. Por isso permaneceram no estádio.

Supreendentemente, aconteceu algo que ninguém esperava. Os proprietários do Red Sox foram para o balcão de um dos bares do estádio e serviram, pessoalmente, café e chocolate quente grátis para os torcedores que esperavam o fim da chuva para reiniciar a partida. Um gesto simples, mas de profundo significado para o torcedor estava encharcado dos pés à cabeça: "Os chefões do meu time se importam comigo!"

O resultado não poderia ser outro. O fato chamou a atenção de todos e está na mídia, não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Com essa atitude, os proprietários do Red Sox mostraram o quanto respeitam e valorizam a fidelidade de seus torcedores (ou seria melhor dizer "clientes"?). De fato, esse episódio deveria ser entendido como uma lição. Uma lição sobre como as empresas devem tratar os seus clientes, valorizando-os e fazendo-os se sentir Reis.

Penso que esse é um exemplo que as empresas brasileiras deveriam seguir, incluindo não somente seus clientes externos, mas também os internos.

Um grande abraço a todos!

Leia a matéria sobre o assunto em inglês e veja as fotos: Red Sox Ownership Serves Free Coffee, Hot Chocolate to Fans Waiting Through Rain Delay

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