domingo, 3 de abril de 2011

Empresários Criticam Qualidade da Educação Americana

Há alguns dias, comentamos a publicação de um artigo no jornal britânico “The Telegraph”. Esse artigo apontava as preocupações de empresários britânicos com o despreparo da juventude para mercado de trabalho e o atribuíam às falhas do sistema educacional britânico.

Desta vez, destacamos uma matéria publicada pelo “The Verde Independent”, do Arizona (EUA), publicado em 4 de Janeiro de 2011, que aponta as críticas de empresários americanos ao sistema educacional de seu país, que não consegue preparar profissionais qualificados para atender a demanda das empresas.

O sistema educacional dos Estados Unidos e, em especial, no Estado do Arizona, não é satisfatório, afirmou Craig Barrett, ex-presidente da Intel, a membros do Arizona Commerce Authority, entidade encarregada de promover atividades empresariais no estado.

De acordo com Barrett, o Estado do Arizona não será capaz de atrair novas empresas até que consiga formar profissionais qualificados de nível médio e superior.

Segundo afirmou o ex-executivo, a situação é tão crítica que se a Intel estivesse a procura de um local para instalar uma nova operação, ao contrário de expandir sua presença de $10 bilhões no estado, o Arizona não estaria nem mesmo entre os 10 primeiros lugares da lista de opções.

Como se pode observar a partir dessas informações, a crise de formação profissional é um fenômeno mundial. Ao que parece, os sistemas educacionais não conseguem acompanhar o ritmo da economia e tal descompasso tem diversas causas, incluindo a escassez de recursos, má administração, currículos inadequados, falta de professores, e por aí vai...


Leia o artigo na íntegra (em inglês): Business leaders lament quality of education in Arizona
BR> Fonte: The Verde Independent

Nenhum comentário: